quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IGREJA! Eis que estou a porta e bato...

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ap 3:20

O belo trecho da palavra de Deus é um dos mais conhecidos e comumente utilizado em mensagens evangelísticas. Nele vemos o Senhor Jesus manifestando o desejo de ter comunhão com alguém, de se relacionar. Percebemos ainda que a decisão de abrir a porta cabe ao indivíduo e o Senhor apenas bate a porta para que seu chamado seja conhecido.
O que poucas pessoas costumam considerar é a quem o convite é dirigido. A primeira parte do versículo 14 deste mesmo capítulo nos mostra quem é o destinatário desta carta: "ao anjo da igreja em Laodicéia". Deus está tratando com a própria igreja!
Vou registrar na íntegra o conteúdo da referida carta para que possamos compreendê-la de maneira mais clara:

A mensagem para a igreja em Laodiceia
14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Não queremos, nesta reflexão fazer uma análise exaustiva da carta como um todo, porém é necessário que ao menos compreendamos que dentre as sete cartas enviadas as Igrejas da Ásia, esta foi, sem dúvidas, a mais dura.
Queremos nos concentrar no versículo que destacamos, pois ele nos traz uma revelação terrível. Após expor os pecados daquela igreja o Senhor lhe diz que está à porta. Em outras palavras: Eu não estou entre vocês, do lado de dentro. Eu estou fora, batendo a porta...
Eis aqui algo que realmente deve causar preocupação. Se analisarmos as outras cartas verificaremos que mesmo quando repreende, o Senhor não faz essa colocação a nenhuma das outras igrejas. O Senhor, compreende que somos falhos e nos orienta a mudar. A esta Igreja, no entanto, Ele diz mais do que isso. Utilizando a figura do versículo 20, o Senhor demonstra que não tem encontrado lugar para si dentro daquela igreja.
Aquelas pessoas estavam tão ocupadas em se vangloriar pelo que possuíam que perderam o bem mais precioso: Jesus, o dono da Igreja (Mt 16:18) não tinha mais lugar dentro dela.
O texto serve como grande alerta para toda Igreja de Jesus e para os cristãos individualmente (I Co 6:19). De fato, é exatamente por isso que a carta consta na Bíblia. Ela nos provoca a uma reflexão: Tem o Senhor encontrado lugar em nós?
Felizmente, há algo ainda mais importante em Apocalipse 3:20.
Quando Jesus diz que está a porta, deixa implícito que está do lado de fora, porém declara abertamente o seu amor pela igreja e o desejo de mudar aquele quadro. Ele está batendo! Ele quer entrar! Se no versículo 18 Ele aconselha, no versículo 20 Ele vai além! Ele deseja ter comunhão - "cearei com ele, e ele comigo" - Isso deve ser lembrado por aqueles que fecharam a porta pra Jesus. Ele ainda bate querendo entrar e mudar a situação.
Se em algum momento você fechou a porta para Jesus ainda há tempo para convidá-lo a entrar. Você pode ouvir o som das batidas na porta?

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário